domingo, 14 de agosto de 2011

O MEU PAI


O meu pai era uma pessoa especial! Com toda certeza, esta frase está na boca de todo filho/filha que teve um pai presente e participante em sua vida. Eu tive esse privilégio - não somente de ter um pai, mas ter um pai com uma presença tão intensa e marcante na minha vida que fez de mim uma pessoa que conserva valores morais, alguns deles, já considerados ultrapassados.

Aprendi, no decorrer dos anos, após ouvir meu pai em suas conversas (ou finalizando algumas), que: "Um homem de verdade nunca foge aos seus compromissos, sejam eles quais forem". Eu entendi isso como uma regra de viver bem.

Nos dias atuais eu percebo que nem tudo é bem assim -, as pessoas tem opiniões variadas sobre o mesmo assunto, aquela coisa de compromisso "no fio do bigode" já era, ficou num passado longínquo e se  efêmero - as pessoas dizem que até o amor é só uma condição momentânea e são capazes de se enganar a respeito dele. Hoje eu acordei com saudade. Uma saudade muito boa de ser sentida. Uma saudade de me ver refletida nos olhos verdes do meu pai. Na verdade, acredito que foi por estar fragilizada. Então foi mais forte o desejo de me refugiar nos braços dele - na certa seria um abraço e uma frase de incentivo que me traria à realidade  instantaneamente.

Não há lugar para tanta fragilidade assim. Não aqui, onde recebemos as marteladas que recebemos nos endurece dia a dia, mas o que aprendemos na tenra infância, faz de nós seres humanos capazes de suportar a carga diária.

Hoje eu sou capaz de entender quase tudo que o seu Moysés sempre dizia e também consigo de aceitar a ausência dele mesmo nos momentos difíceis que tenho que passar. Na verdade, eu não estou sozinha nunca - me olho no espelho e me acho cada vez mais parecida com ele - talvez pretensão de filha mimada ou talvez amadurecimento.
Mas, no final, o que eu queria dizer é o que o meu pai foi um homem de verdade. Digno, sensato, pronto a dar uma palavra a quem quer que precisasse, e fiel em sua honradez. Por isso, eu só tenho que dizer sempre: Obrigada papai, por você existir em minha vida.

Amor eterno,

Luciah 


Nenhum comentário:

Postar um comentário